Quarta, 19 de junho de 2019
(18)99647-2152
Primeiro de Maio

12/06/2019 às 01h30

115

TV na Ilha

Ilha Solteira / SP

COCAMAR: Dia de campo sobre solos na 5ª feira em Primeiro de Maio
Com o apoio da Embrapa, a Cocamar promove quinta-feira (13/06), às 10h, em Primeiro de Maio, na região de Londrina, um dia de campo sobre o projeto inédito de qualidade de solos que a cooperativa e aquela instituição realizaram entre o final de 2018 e início de 2019 em 24 áreas agrícolas do Paraná.
COCAMAR: Dia de campo sobre solos na 5ª feira em Primeiro de Maio
COCAMAR

Análise - Especialistas da Embrapa, acompanhados por técnicos da Cocamar e da Universidade Estadual de Londrina, analisaram tipos de solo (arenoso, argiloso e diferentes altitudes) e, entre outros detalhes, a sua capacidade de infiltração de água.   


 


Manejo - O projeto iniciado na safra 2018/19 vai avaliar também nas próximas duas safras a qualidade física, química e biológica do solo. A ideia é comprovar com dados, para o produtor rural, a importância de um manejo adequado do solo e como isso influencia na produtividade das lavouras. 


 


Compartilhar - Com o dia de campo em Primeiro de Maio, que terá a presença de produtores de vários municípios vizinhos, começa a fase de compartilhamento dos resultados. O gerente técnico da cooperativa Cocamar, Renato Watanabe, destaca que tanto os produtores campeões de produtividade, assistidos pela cooperativa, quanto aqueles que se sobressaem por suas médias elevadas, apresentam um ponto em comum: o manejo adequado do solo.


 


Produção "Este trabalho quer mostrar como o manejo influencia a capacidade de produção. Visitamos diversos ambientes, analisando diferentes formas de manejo, para saber como o solo consegue absorver mais água e ter melhor estrutura física", diz Watanabe.


 


Benefícios - Para o pesquisador Henrique Debiasi, da Embrapa Soja, "é muito diferente o produtor dizer que o manejo adequado traz retorno, a partir da experiência pessoal, e com o respaldo de dados científicos". Segundo ele, “isso é relevante também para outros produtores que ainda não estão adotando as mesmas práticas conservacionistas, porque conseguem visualizar que não é algo inacessível, pelo contrário, apesar do esforço, traz muitos benefícios." (Imprensa Cocamar)

FONTE: COCAMAR

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 TV na Ilha - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Gadi Sistemas de Sites